terça-feira, 9 de novembro de 2010

O sermão de Ontem e Hoje.



Na altura, os Homens não ouviam os pregadores, vivam sem qualquer regra moral. Hoje, na sociedade, com ou sem pregadores, salgando a terra ou deixando-a insonsa, os males e os enormes defeitos teimam em não desaparecer. Tudo advém do facto do ser Humano ser incapaz de pensar mais nos outros e menos em si próprio.

Neste tempo reina ainda a traição, a soberba, o poder, a ambição de mandar e a hipocrisia. Somos uma ‘’plateia’’ de Homens críticos, insolentes, indelicados no que toca a ouvir a oposição. Contudo, no dia-a-dia os defeitos colidem e afectam o relacionamento social, bem como a escuta da opinião dos outros. O egoísmo, a crítica abusiva, a arrogância e o poder de soberba desmedido, são os defeitos mais notórios na nossa sociedade.

A arrogância e a soberba afecta por vezes políticos, que chegados a um posto mais alto a nível profissional esquecem-se que em tempos fizeram parte da ‘’sociedade anónima’’.

Existe Hoje, mais do que nunca a ambição e a vontade possessiva de todos mandarem sem rei. Esta sociedade de Hoje, está acostumada a subir de posto utilizando cunhas e subornos. Como diz o Padre António Vieira ‘’ comerem-se uns aos outros e os maiores aos mais pequenos’’.

A traição é o mal mais actual. Por vezes algo me leva a dizer que a traição está na essência do Homem. Quantas vezes é que hoje em dia vemos governantes que se traem uns aos outros, num gesto que acaba por ser nefasto para o país ? Assim sucede-se o mesmo no sermão, o Polvo, revestia-se das mesmas cores a que estava pegado. Assim se estivesse na areia ficaria branco, na água ficaria azulado, podendo assim esconder-se e a qualquer momento, lançar os enormes braços de modo a fazer de qualquer peixe prisioneiro. Na actualidade acontece exactamente o mesmo.

A hipocrisia, o sentimento de bondade fingida e uma devoção enganosa envolvem o nosso Mundo.

Hoje vejo um Mundo, uma Terra, um País insonso ou talvez um mundo que não se deixa salgar…

Aprofundando este tema, verifica-se o porquê de esta temática ser estudada nesta altura. Nesta altura (11º ano) começa-se a construir a opinião pessoal, começam a construir-se os pequenos adultos que um dia vão frequentar este mundo. Como tal, estes deverão ser límpidos nos seus objectivos de vida, e deverão ser correctos na forma de alcançar o sucesso (profissional) sendo capazes de corromper esta sociedade corrupta e incorrecta.